TopicBLOG POST | Agência digital

Como internacionalizar o setor da Moda?

Por Postado a

internacionalizar-o-setor-da-moda.jpg

Como referimos no artigo “Como aumentar a carteira de clientes B2B na indústria da moda”, a internacionalização é uma das estratégias mais importantes para sustentar e desenvolver um negócio.

Assim, neste artigo vou-me focar nas opções que existem para internacionalizar um negócio, assim como o deve fazer e apresentar algumas razões pelo qual deve investir nesta estratégia.

Internacionalização

Internacionalizar uma empresa consiste em expandir a empresa ao estabelecer contacto com o exterior. Este contacto pode ser através várias formas, como:

  • Exportações – venda dos seus produtos para clientes provenientes de outro país
  • Investimento Direto Estrangeiro - através da criação de filiais ou unidades produtivas num país diferente do de origem

Para escolher qual a melhor opção para se internacionalizar deve ter em conta os benefícios que terá ao aplicar esta estratégia, uma vez que estes têm de ser mais altos que os riscos que estão associados. Estes benefícios podem estar relacionados com o aumento das vendas ou com obter economias de escala na produção, por exemplo. Para além disto, quando comparada com a estratégia de Investimento Direto Estrangeiro, é uma estratégia mais barata. Porém, também tem desvantagens, nomeadamente o aumento dos custos operacionais, devido às operações de logística, serviço pós-venda, procedimentos legais e burocráticos e a falta de conhecimento das necessidades do mercado externo.

Podemos referir algumas razões para internacionalizar a sua empresa:

- Produção

A indústria portuguesa da moda é muito direcionada para o exterior. Mais de metade da sua produção é exportada para países como Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, entre outros. Sendo assim, é importante que a sua empresa aposte nesta estratégia visto que os seus clientes se encontram fora do seu país de origem e ao internacionalizarem-se faz com que a sua empresa se posicione estrategicamente em relação aos seus clientes. Assim, consegue maximizar a procura e o seu volume de vendas.

- Competitividade

Inicialmente, a indústria portuguesa da moda era competitiva por ter um preço inferior aos seus restantes concorrentes devido à mão de obra ser abundante e barata. Porém, quando Portugal entrou na União Europeia, a mão-de-obra passou a ser mais cara e os países asiáticos começaram a competir com Portugal através do preço. No entanto, atualmente, a indústria portuguesa, começa a ser considerada uma das mais competitivas a nível Europeu devido ao uso de tecnologias na produção, aos conhecimentos sobre o setor que as empresas têm e foram adquiridos ao longo dos anos, bem como a aposta na criatividade.

Os clientes estão cada vez mais sofisticados e, por isso dão cada vez mais importância ao design do produto. Outra aposta deste setor é a diferenciação através do design, que representa mais uma vantagem que poderá aproveitar ao internacionalizar-se. Ao apostar nesta vertente torna a empresa mais eficiente e inovadora, tornando-a assim mais competitiva a nível nacional e internacional.

 

- Ligação a Indústrias Relacionadas e de Suporte:

Foram desenvolvidas Associações que funcionam como clusters, como por exemplo a APPICAPS na vertente do calçado, em que através desta pode ter ligações com fornecedores de couro ou máquinas, bem como escolas e Universidades que dêem apoio na parte da Investigação e Desenvolvimento. Isto serve de auxílio para a internacionalização porque assim consegue implementar novas e inovadoras soluções para a Indústria e assim aumentar a sua presença no mercado internacional.

Para a sua empresa apostar nesta estratégia é necessário considerar todas as variáveis relacionadas com os países para onde quer ir, nomeadamente necessidades específicas dos clientes ou políticas económicas e sociais, entre outras caraterísticas. Sendo assim, é necessário fazer um estudo de mercado.

Os produtos da indústria portuguesa da moda são caraterizados por ter uma grande qualidade e serem inovadores o que permite que seja diferenciador em relação aos seus concorrentes. Para dar a conhecer os seus produtos devem apostar em feiras internacionais para que os clientes percebam que são produtos com qualidade e estejam dispostos a revender os seus produtos. Ao mesmo tempo consegue fazer um reconhecimento de mercado para perceber quais as preferências dos seus clientes.

Outra análise que terá de fazer está relacionado com as políticas de cada país que pretende apostar na internacionalização.

Sendo que pertence à União Europeia, caso exporte para um país que também seja membro existe mais facilidade do que se for para um país não-membro, devido ao acordo que permite o livre comércio de bens, serviços, pessoas e capital entre países da União Europeia. Caso queira internacionalizar para outro país como por exemplo Estados Unidos da América ou Japão, que são os próximos destinos de comércio desta Indústria, terá de realizar um estudo de mercado acerca das suas políticas. Por exemplo, para exportar para os EUA deverá ter em conta que existe um sistema de tarifas para pagamento para que o país possa controlar o que entra no país. Em relação a este setor em específico deverá também ter em consideração a composição do tecido, a designação do fabricante ou do importador e os cuidados de lavagem. Estas são só algumas das condições legais que deverá ter em atenção.

No entanto, não são só as condições legais que deverá ter em atenção. Também é importante analisar a parte económica do país. Se a sua empresa vende um produto de moda do segmento de luxo, então terá de vender a empresas que estejam situadas num país ou região com algum poder económico e que os rendimentos recebidos sejam médio-alto, o que significa que a população tem poder de compra para este tipo de produtos e os seus clientes, que são as empresas, vão querer ter os seus produtos nas suas lojas.

Sendo assim, apostar na internacionalização é uma mais-valia para si e para o seu negócio. Deve ter em atenção que para apostar nesta estratégia deverá estudar diferentes mercados para perceber qual é o ideal para si e perceber como o deve abordar. Caso queira saber mais acerca deste tema, poderá ler o nosso artigo “A importância da estratégia de Marketing na indústria da moda" que explica que métodos poderá utilizar para ter uma comunicação adequada com o seu público-alvo e promover o seu negócio.